fbpx
<strong>Como a solidão impacta na saúde da pessoa idosa?</strong>

Como a solidão impacta na saúde da pessoa idosa?

Um dos maiores medos de quem chega à terceira idade é a solidão. Com o avanço dos anos, algumas atividades não são mais comuns, como o trabalho ativo e eventos com amigos e familiares. Nesse momento, o sentimento solitário se instaura e o caminho para evitar que o idoso adoeça é grande. Saiba a consequência da solidão na vida de um idoso.

Novas configurações familiar

Há anos, a família era composta por muitas gerações. Na mesma casa, comumente era comum morar avós, pais, filhos e até netas. Os idosos, então, sempre tinham uma companhia em seu lar. Com o passar dos tempos, essa configuração familiar mudou e, cada vez mais, pessoas da terceira idade moram sozinhos ou apenas com um familiar – que geralmente fica o dia inteiro fora de casa, trabalhando ou estudando. Por isso, pessoas da terceira idade facilmente se sentem sozinhos e precisam cuidar para que o quadro não se torne uma doença mais grave.

As consequências da solidão na saúde

Pode parecer apenas uma característica mental, mas a solidão causa danos físicos. No corpo, ela aumenta o nível dos hormônios que causam estresse e inflamações. O resultado pode ser o aparecimento ou agravamento de doenças cardíacas, demência, diabetes tipo 2 e depressão.

Solidão pode matar?

A solidão pode ser levantada como uma das principais causas do adoecimento nos idosos, pois ela pode desencadear um quadro de depressão severo. O envelhecimento gera várias modificações no dia a dia de uma pessoa e de seus parentes por conta da aposentadoria, perda de entes e amigos e principalmente devido às alterações corporais como perdas cognitivas (memória e atenção).

Essas alterações podem provocar problemas físicos, psíquicos e sociais e esses elementos originam a solidão. Essa solidão, dentre suas inúmeras consequências, estão a depressão, o comprometimento na qualidade de vida da pessoa e até mesmo o suicídio. Ou seja, a solidão é a porta de entrada do suicídio. Pois ela pode caminhar para um quadro de depressão severo e finalizar na retirada da própria vida.

Qual a solução?  

Não existe receita pronta nem fórmula mágica, mas podemos apontar alguns caminhos. De um ângulo individual, podemos pensar na questão da depressão e como cada indivíduo pode ser preparar para evitar esse mal na velhice. É importante que valorizemos o cuidado com a saúde mental ao longo da vida. Estresse não é algo banal nem frescura, ele precisa ser tratado. Acompanhamento psicológico, técnicas de meditação e mindfulness são excelentes ferramentas que podem ser adotadas.  

Agora, pensando na sociedade como um todo, é fundamental conscientizar as pessoas sobre a necessidade de enxergar a terceira idade como um grupo interessante e cheio de talentos, para que o envelhecimento se torne algo prazeroso e saudável. Os idosos precisam ser visto como recursos econômicos, pois eles movimentaram a economia global por meio do consumo e também como mantenedores familiares.  

Como a família consegue ajudar?

O contato social é um ponto indispensável na batalha contra a solidão na terceira idade. Com o passar do tempo, é frequente que a família fique meio distante dos membros idosos. Infelizmente, isso é um processo natural. As pessoas crescem e começam a seguir suas vidas e, na correria dos dias, acabam encurtando seus laços sociais. Porém, é essencial buscar manter o contato com os idosos.  

O suporte familiar é fundamental para a saúde emocional e o bem-estar para o público da terceira idade. Quando os laços familiares são fortes e saudáveis, não importa quanto tempo o idoso fique sozinha diariamente, ele se sente amado e protegido, não experimenta a solidão em momento algum.  

Todavia, é importante também estimular o convívio com outros idosos por meio de programas sociais e redes de apoio. Preservar elos sociais nessa fase é primordial para obter apoio emocional.  

Cultive hábitos saudáveis

Outro fator que contribui tanto para a saúde emocional quanto para o físico do idoso é manter-se em atividade. Cultivar hábitos saudáveis durante os anos é fundamental para chegar à terceira idade com vigor e bem-estar.

A prática de atividades físicas, somada a uma alimentação balanceada, contribuem para que o idoso tenha uma vida saudável. Exercitar-se com regularidade é muito importante para fortalecer os músculos e ossos, além de dar disposição e ânimo para fazer as demais atividades diárias. Uma boa ideia é praticar exercícios em grupo, o que incentiva a conhecer novas pessoas e fortalecer os laços sociais.

Ser adepto a uma dieta saudável é fundamental para a saúde do organismo. Com o tempo, o corpo fica mais suscetível a contrair doenças que podem ser evitadas com uma alimentação saudável. É importante consumir alimentos que reduzem ou controlam os níveis de gordura, sal e açúcar.

O cuidador é indicado nos casos em que o idoso necessita de cuidados especiais a domicílio. São disponibilizados profissionais para acompanhar os idosos em sua própria residência ou no hospital. O cuidador também poderá contribuir para que o idoso não se sinta sozinho. Entre em contato com a Alphacare e solicite uma avaliação!



× Como podemos te ajudar?