fbpx
Casa adaptada para o idoso: O que você precisa fazer em cada cômodo

Casa adaptada para o idoso: O que você precisa fazer em cada cômodo

A terceira idade é acompanhada por uma série de mudanças no corpo e no cérebro. Isso significa que o idoso passa a ter algumas dificuldades que o impedem de realizar atividades que antes eram corriqueiras. Cabe ainda frisar que, por mais que ele tenha boa saúde e seja ativo em alguns ofícios, é comum que haja redução dos reflexos, da visão, da audição ou do equilíbrio, tornando-o propenso a quedas. Todos esses fatores são aliados também ao enfraquecimento dos ossos, que é comum durante essa fase da vida, o que, consequentemente, aumenta as chances de fratura.Inclusive, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos acidentes de queda que ocorrem com pessoas da terceira idade acontecem dentro de casa.

Por esse motivo, a casa para idosos precisa ser adaptada de acordo as necessidades e limitações da pessoa da terceira idade. Muitas vezes, mudanças simples e rápidas já deixam o ambiente funcional e seguro, beneficiando o idoso em diversos aspectos, principalmente em sua rotina diária.

Principais adaptações

O primeiro passo para garantir a segurança dentro de casa é planejar quais serão as adaptações necessárias em cada cômodo. Nesse caso, vale muito a pena observar o dia a dia do morador da terceira idade, notando em quais espaços ele permanece por mais tempo, quais são as maiores dificuldades que ele apresenta, como caminhar ou enxergar, entre outros pontos que vão contribuir para as mudanças na casa.

Ter todas essas informações anotadas é essencial para que todos os espaços do local, internos e externos, fiquem devidamente seguros e confortáveis de acordo com as necessidades do morador.

Pode ser que haja uma certa resistência por parte do idoso, isso porque modificar o ambiente ao qual ela já está acostumado é uma experiência nova. Por isso, antes de colocar as alterações em prática, converse com todas as pessoas que fazem parte do círculo de convivência do morador e explique que todas as ações são focadas apenas na qualidade de vida de uma pessoa que está na melhor idade.

Abaixo, veja os principais ambientes que precisam ser adaptados e saiba qual é a melhor forma de fazer essas alterações.

Piso

O mais recomendado é que o piso seja plano, regular e sem desníveis ou degraus. O piso antiderrapante é a melhor opção. Ainda em relação a ele, evite ao máximo deixar tapetes convencionais pela casa, pois eles podem fazer com que o idoso tropece e caia. Uma boa opção de tapete, nesse caso, é o antiderrapante, que desliza menos e evita que os pés fiquem enroscados. Há também outras opções, como fixar os tapetes no chão com o auxílio de fitas adesivas ou instalar faixas antiderrapantes no piso.

Outro ponto de atenção é deixar o caminho livre. Por isso, objetos decorativos que ficam no chão, como estátuas ou vasos de flores, não são aconselhados. Atentar-se com fios soltos e aparentes de eletroeletrônicos estes devem ficar presos nas paredes.

Corredores

Adaptar as áreas de circulação também exige que os corredores sejam acessíveis e bem iluminados. Para isso, vale instalar um corrimão contínuo nas laterais e lâmpadas fluorescentes em todos os cômodos da casa. A dica é contar com o auxílio de cortinas e janelas, para deixar os locais com uma melhor iluminação.

Portas

Lembre-se também de que as portas devem ser largas e fáceis de abrir (mínimo de 80 cm), facilitando a passagem de pessoas por elas. Para melhorar o manuseio, as maçanetas do tipo alavanca são as mais recomendadas.

Tenha em mente também que a casa para idosos não precisa ficar com portas trancadas pelo lado de dentro, pois isso evita que ele fique preso em algum local. E é justamente por essa razão que é de suma importância também ter a cópia de todas as chaves da residência.

Janelas

Assim como as portas, as janelas também precisam de atenção no momento de adaptá-las para a pessoa da terceira idade. Primeiramente, elas devem ter alcance visual e manual, para que seja possível abri-las e fechá-las sempre que o idoso necessitar. Por isso, recomenda-se que cada módulo da janela possa ser manuseado com um único movimento.

Sala

A sala é um ambiente em que os idosos costumam ficar boa parte do tempo, seja para ler um livro, seja para assistir à televisão. Por esse motivo, ela precisa estar segura e confortável. Como citamos, evite deixar tapetes e objetos no chão dentro desse ambiente.

Mobiliário

A atenção vai para os móveis, que devem ser arredondados e fixados ao chão, isso evita que os idosos caiam e se machuquem na quina da mobília. É importante também que, em casos de cadeiras e bancos, estas façam com que os pés fiquem apoiados ao chão e as costas totalmente apoiadas no encosto, diminuindo dores ou mau jeito no corpo.

Estofados

Caso queira, deixe à disposição um apoio para os pés ou para as costas, a fim de proporcionar mais conforto ao idoso quando ele se sentar no sofá ou poltrona. Vale ressaltar que estofados muito macios podem gerar incômodos na musculatura. Se esse for o caso, coloque uma almofada mais densa no assento.

As poltronas com apoio para os braços auxiliam na hora de levantar e sentar, mas lembre-se de nunca deixar mantas ou cobertores sobre elas, pois há o risco de que caiam no chão e causem um acidente.

Cama

A cama deve ter uma altura adequada,  se o idoso consegue se sentar sobre ela mantendo os pés no chão com os joelhos flexionados a 90 graus, significa que ela é ideal. Caso contrário, é possível colocar um calço de madeira, deixando a cama um pouco mais alta.

O colchão também merece atenção. Hoje em dia, há muitas opções disponíveis no mercado, algumas até destinadas a problemas de coluna específicos. A nossa dica é optar sempre pelo menos denso, que é mais confortável.

Iluminação

O mais recomendado é deixar a casa para idosos com boa iluminação. No quarto, a dica é que haja um interruptor instalado perto da cama. Também pode-se considerar o uso de luzes de acendimento automático, que ajudam quando o idoso precisa se locomover no meio da noite, por exemplo. Caso não seja possível, deixe uma lanterna perto da cama, que também é muito útil.

Banheiros

Quando falamos sobre adaptação de casa para idosos, o banheiro é um ambiente de muita atenção, pois, como fica úmido e escorregadio, é gerador de muitos acidentes. O ideal é optar por um piso antiderrapante. Se isso não for possível, investir em tapetes de borracha que grudam no chão pode ser uma boa alternativa. Em todo caso, não deixe de instalar barras de apoio na região do chuveiro, que tornam o banho mais seguro.

Barras de apoio

As barras de apoio  também precisam ser colocadas perto do vaso sanitário, pois facilitam muito a vida do idoso. Lembre-se sempre de que esses instrumentos precisam ser instalados por um profissional. Além disso, jamais instale esse tipo de apoio em armários, pias ou na caixa acoplada ao vaso sanitário, pois essas estruturas não suportam muita força.

Vaso sanitário

Para facilitar o uso do vaso sanitário, ele precisa ter uma altura adequada. Caso seja muito baixo, é possível instalar um sóculo na base da bacia ou até mesmo colocar um elevador de assento, proporcionando a medida adequada.

Box

Há instalações que são muito interessantes, como as cadeiras integradas à parede, ideais para idosos cadeirantes. Como o assento é dobrável, a pessoa o desdobra, senta e toma o banho de forma mais tranquila e segura.

Se o box permitir, vale colocar um banquinho para que o idoso possa se apoiar ou sentar depois do banho. Inclusive, a instalação do box não pode ter degraus. Priorize portas amplas, que são mais fáceis de acessar.

Cozinha

Assim como as demais áreas da casa, a cozinha precisa ser bem iluminada. Outro ponto de atenção vai para os armários, que precisam ter altura acessível. É comum que o idoso more há muitos anos no mesmo local e, por isso, resista à troca total dos objetos da cozinha. Nesse caso, a adaptação é fundamental.

Armários

Se não for possível trocá-los, a dica é transferir os itens mais usados para locais de fácil alcance. Se as prateleiras forem muito fundas, deixe os artigos à frente. Essas pequenas mudanças evitam que o idoso fique dependente de outras pessoas, então ele pode alcançar sozinho panelas e pratos.

Nas portas dos armários, você também pode fixar os dispositivos que protegem a quina do móvel, evitando que o idoso se machuque.

Eletrodomésticos

O fogão deve ficar próximo à pia. Essa ação diminui o espaço de deslocamento com objetos quebráveis nas mãos. Além disso, o recomendado é que o fogão seja elétrico, prevenindo acidentes. Se tiver que manter o a gás, lembre-se sempre de fechar o registro do gás e opte por um que tenha acendimento automático e trava de segurança.

Quanto à geladeira, esta deve ser organizada com os alimentos mais consumidos a uma altura mais acessível. Quando for descongelá-la, mantenha o piso da cozinha sempre seco.

Quintal

Como fica exposto à chuva e ao sol, o quintal exige manutenção. No entanto, é possível adaptá-lo para que seja um espaço de lazer e bem-estar para o idoso.

Piscina

Se a casa para idosos tem piscina, é necessário que o piso em torno dela não seja escorregadio ou muito abrasivo. Para garantir o acesso, a instalação de degraus, rampas ou equipamentos de transferência é primordial para a segurança.

Além disso, para evitar lesões, tanto as bordas quanto os degraus de acesso precisam ter os acabamentos arredondados. Para facilitar o momento de entrar e sair da piscina, a escada ou a rampa de acesso devem ter corrimãos. Também é recomendado que essas barras de apoio façam parte das bordas internas da piscina, na altura do nível da água.

Gostou do texto? Quer ter acesso a mais dicas como essas? Assine a nossa newsletter ! Assim, você terá acesso a todas as novidades do nosso site e do nosso blog.



× Como podemos te ajudar?