fbpx
Benefícios da religiosidade e espiritualidade em idosos

Benefícios da religiosidade e espiritualidade em idosos

O fato de a velhice ser considerada a última fase da vida pode levar os idosos a terem medo e se questionarem sobre a falta de esperança, o que pode acontecer depois, e até mesmo se há um depois.

Quando falamos da importância de manter a espiritualidade, levamos em consideração a constatação de que o ser humano possui duas grandes áreas na vida, a material e a espiritual. Com o passar dos anos, o espiritual se aprimora e pode ajudar a vencer muitos dos medos que atingem as pessoas na terceira idade.

A presença de fé pode ajudar o idoso a enfrentar algumas situações adversas, amparando-o de forma emocional e motivacional, aumentando o senso de propósito e significado da vida. Por isso, é possível acreditar que a religiosidade e a espiritualidade é capaz de contribuir para o bem-estar do idoso, além de estimular a adaptação e a aceitação de momentos difíceis, tornando os dias mais tranquilos e felizes.

O nível de participação religiosa é maior entre os idosos do que entre qualquer faixa etária. Cerca de metade frequenta serviços religiosos semanais ou com mais frequência. Para os idosos, a comunidade religiosa é a maior fonte de apoio social fora da família, e o envolvimento das organizações religiosas é o tipo mais comum de atividade social voluntária.

Benefícios para a saúde mental

A religião pode fornecer os seguintes benefícios para a saúde mental:

· Uma atitude positiva e promissora sobre a vida e a doença, o que tende a levar a melhores resultados de saúde;

· Uma sensação de sentido e propósito na vida que afeta os comportamentos de saúde e os relacionamentos familiares e sociais;

· Uma maior capacidade para lidar com a doença e a incapacidade;

Muitos idosos relatam que a religião é o fator mais importante que os capacita a enfrentar os problemas de saúde física e o estresse da vida (como declínio dos recursos financeiros ou a perda do cônjuge ou parceiro). Por exemplo, ter uma atitude positiva e de esperança sobre o futuro ajuda as pessoas com problemas físicos a permanecerem motivadas para a recuperação.

Alguns estudos concluíram que os idosos que usam mecanismos religiosos para lutar são menos propensos a desenvolver depressão e ansiedade do que aqueles que não o fazem. Até mesmo a percepção da incapacidade parece ser alterada pelo grau de religiosidade. Um estudo com mulheres idosas com fratura de quadril demonstrou que as mais religiosas tinham as taxas mais baixas de depressão e eram capazes de andar significativamente mais quando recebiam alta do hospital do que aquelas que eram menos religiosas.

Práticas de promoção da saúde

O envolvimento em uma comunidade religiosa está associado com melhor saúde e funcionamento físico sustentado. Alguns grupos religiosos defendem comportamentos que melhoram a saúde, como evitar o cigarro e o uso abusivo de álcool. Os membros desses grupos são menos propensos a desenvolverem disfunções relacionadas com essas substâncias, e vivem mais tempo do que a população em geral.

Benefícios sociais

O aumento do contato social para os idosos aumenta a probabilidade de que a doença seja detectada de forma precoce e que o idoso seguirá os regimes de tratamento porque os membros de sua comunidade interagem e perguntam sobre sua saúde e cuidados médicos. Os idosos que têm essas redes comunitárias são menos propensos a negligenciarem a si mesmos. As práticas e crenças religiosas frequentemente geram o desenvolvimento de redes de apoio

Cuidadores

A fé religiosa também beneficia os cuidadores. Um estudo com cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer ou câncer terminal demonstrou que os cuidadores com forte fé religiosa e muitos contatos sociais eram mais capazes de lidar com o estresse da tarefa de cuidar.

Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?