fbpx
Cuidador de idoso com Alzheimer: como escolher o melhor profissional?

Cuidador de idoso com Alzheimer: como escolher o melhor profissional?

O Alzheimer é uma das manifestações que podem surgir por consequência do processo natural de envelhecimento. Essa doença neurodegenerativa apresenta algumas peculiaridades importantes, o que torna essencial a contratação de um cuidador especializado para acompanhar o idoso com Alzheimer.

Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever o que é Alzheimer, sua origem e as principais características desse problema. Explicaremos, ainda, como escolher o melhor cuidador de pessoas para lidar com o paciente com esse perfil. Veja, então, as características que esse profissional deve ter para assegurar o cuidado qualificado, a atenção e o carinho que o seu ente querido merece. Boa leitura!

O que é Alzheimer?

O Alzheimer surge em decorrência de questões neurodegenerativas que acentuam o declínio das funções cognitivas durante o envelhecimento. Isso reduz as capacidades de interação social, de trabalho e ainda pode levar ao comprometimento da memória e à perda da autonomia.

No início da doença, o paciente até consegue se lembrar de acontecimentos mais antigos, mas como o Alzheimer afeta a memória recente, ele pode esquecer coisas simples e pontuais, como um banho que acabou de tomar ou o o cardápio do almoço, por exemplo.

Com a evolução do problema, esse mal pode causar um impacto expressivo no cotidiano da pessoa, tanto que em muitos casos pode afetar a atenção, a capacidade de aprendizado, a orientação espacial, a compreensão e a comunicação verbal.

Se não tratada, o paciente com Alzheimer pode se tornar cada vez mais frágil e dependente de cuidados de outras pessoas. Mediante isso, o ideal é contratar um cuidador de idoso com Alzheimer para ajudar os familiares com o paciente acamado ou nas rotinas básicas que ele não consegue executar sozinho.

Na maioria dos casos, a doença pode levar à limitações que impedem a realização de ações simples como o cuidado com o corpo, a higiene pessoal e a alimentação. Ainda que o Alzheimer não esteja bem esclarecido pela ciência, acredita-se que as principais causas estejam relacionadas a fatores genéticos, ambientais e ao estilo de vida adotado ao longo da vida.

Qual a importância de contratar um cuidador para acompanhar idosos com Alzheimer? 

O Alzheimer é uma doença que exige um suporte profissional adequado porque os sintomas dessa condição provocam graves distúrbios cerebrais. Ainda que o comportamento da doença possa variar de um indivíduo para outro, as manifestações clínicas causam a redução das habilidades intelectuais e sociais. 

Assim como acontece em todas as doenças degenerativas, no Alzheimer, a degeneração e a morte das células cerebrais causam um declínio gradativo das funções das áreas do cérebro responsáveis pela memória. Além disso, atividades relacionadas ao equilíbrio e à postura corporal também podem ser prejudicadas. 

Tais fatores justificam a importância da contratação de um serviço especializado como o de um cuidador de idosos com Alzheimer, já que o grau de demência pode variar conforme os estágios da doença. Nas fases mais avançadas, o idoso perde sua capacidade cognitiva e, por isso, não consegue executar nem mesmo as atividades mais corriqueiras. Ou seja, ele fica totalmente dependente da ajuda de outras pessoas.

Quanto mais avançada for a idade, mais graves são os sintomas e os níveis de comprometimento das funções mentais. Como a doença se desenvolve gradativamente, com o passar do tempo, o idoso passa a depender de cuidados específicos, e principalmente, que o apoiador tenha bastante habilidade, muita paciência e empatia.

Como ainda não existe cura para o Alzheimer, alguns conhecimentos específicos e técnicas apropriadas podem ser aplicados para melhorar a rotina do idoso, proporcionar maior bem-estar e retardar os impactos dos sintomas mais agressivos. No entanto, manter o acompanhamento médico é essencial para minimizar os efeitos da degeneração sobre a saúde do paciente.

Nessas circunstâncias, dificilmente um familiar conseguirá acompanhar seu ente querido e prover todas as necessidades dele. Por isso, a melhor opção é buscar ajuda profissional de um cuidador para lidar com o idoso que possui Alzheimer, já que ele é treinado e capacitado para realizar todos os procedimentos com responsabilidade, eficiência e carinho.

Quais as características que o cuidador de idosos com Alzheimer deve ter? 

Para escolher um cuidador ideal, é preciso estar atento a alguns detalhes e critérios imprescindíveis a essa profissão. O primeiro ponto relevante é que o profissional precisa ser maior de 18 anos. Também é necessário ter concluído, no mínimo, o ensino fundamental e que tenha certificação de curso de cuidador de idosos.

A formação é muito importante, pois são nesses cursos específicos que o profissional aprende sobre os diversos aspectos relacionados ao processo de envelhecimento. Durante o curso, o cuidador precisa ser treinado em estágios supervisionados para que suas habilidades sejam testadas.

Listamos algumas características que devem compor o perfil de um cuidador de idosos com Alzheimer. Veja quais são:

  • Respeito;
  • Gentileza;
  • Paciência;
  • Resiliência;
  • Força física;
  • Assiduidade;
  • Honestidade;
  • Pontualidade;
  • Responsabilidade.

Como escolher um cuidador de idosos com Alzheimer?

Na hora de escolher um profissional dessa área tenha em mente algumas questões que precisam ser consideradas para que você tenha um verdadeiro ajudador ao seu lado.

Entre os aspectos mais relevantes, destacam-se:

  • Descubra se o profissional tem formação e capacitação técnica para exercer essa atividade;
  • Observe as capacitações humanas, faça uma entrevista e confira as qualidades e habilidades necessárias;
  • Converse abertamente e perceba o grau de empatia, já que essa é uma importante característica para definir a contratação;
  • Busque referências de trabalhos e de contratações anteriores e confira a reputação do profissional;
  • Defina quais serão as principais atividades do dia a dia e veja a disponibilidade e a disposição dele em colaborar.

Como a Alphacare pode ajudar?

Podemos auxiliar na contratação do melhor profissional, pois indicamos cuidadores qualificados, experientes e comprometidos com a função de cuidar de idosos com profissionalismo, dedicação e excelência. A Alphacare é uma empresa que atua na grande São Paulo há mais de 10 anos e disponibiliza serviços de saúde em domicílio e Home care. 

Oferecemos um trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada, experiente, responsável e especialmente preparada para o acompanhamento e assistência à saúde do idoso. Nosso cuidador de idosos com Alzheimer é treinado e habilitado para prover uma assistência padronizada e eficiente para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do seu ente querido.

Quer encontrar os melhores profissionais dessa área? Entre em contato com a Alphacare e conte conosco com o que precisar!



× Como podemos te ajudar?