fbpx
Veja quais são os cuidados necessários para o idoso com AVC

Veja quais são os cuidados necessários para o idoso com AVC

Também conhecido como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença que pode deixar graves sequelas no paciente. Conforme seu nível de comprometimento, o derrame pode resultar em limitações mentais e físicas. Na terceira idade, a recuperação da doença pode ser mais difícil, o que exige suporte profissional para auxiliar no cuidado do idoso com AVC. 

Ainda que essa doença também possa acometer pessoas mais jovens, pacientes de idade avançada exigem atenção especializada. Confira, então, o que é AVC, os principais sintomas e como promover a reabilitação de idosos em tratamento após o AVC. Boa leitura!

Afinal, o que é AVC?

O AVC é uma doença que se caracteriza pela falta de oxigênio na região cerebral. Isso acontece em situações em que os vasos responsáveis pelo transporte de sangue para o cérebro se rompem ou são obstruídos. Por conseguinte, as células cerebrais ficam sem oxigenação e, assim, elas não conseguem trabalhar. 

Entre as causas mais comuns de AVC destaca-se o estilo de vida, principalmente hábitos como tabagismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas. Herança familiar, obesidade e falta de atividade física também são fatores que influenciam bastante o desenvolvimento da doença.

Existem quantos tipos de AVC?

Há dois tipos de acidente vascular cerebral. Veja:

AVC hemorrágico

Embora seja menos frequente, o AVC hemorrágico tem o maior risco de morte. Ocorre durante o rompimento de vasos cerebrais, o que provoca hemorragia cerebral e perda da função vital da área atingida.

AVC isquêmico 

Esse segundo tipo de AVC acontece quando há algum impedimento da passagem de oxigênio para as células cerebrais. Geralmente, a presença de trombos (ou coágulos sanguíneos) dificulta a circulação e eleva o risco para a doença.

Quais os principais sinais de alerta que podem indicar AVC?

Destacamos alguns sintomas que podem indicar a ocorrência de um derrame cerebral:

  • Confusão mental;
  • Tontura e alteração visual;
  • Dormência, especialmente em um lado do corpo;
  • Dificuldade na fala ou na compreensão da fala do outro;
  • Distúrbios de equilíbrio e alteração na coordenação motora;
  • Fortes dores de cabeça, acompanhadas de náuseas ou vômito;
  • Fraqueza nos braços e nas pernas com sensação de formigamento na face.

Como cuidar do idoso com AVC?

Listamos os cuidados mais relevantes com pacientes da terceira idade que tiveram AVC. Veja quais são.

Conheça os serviços disponíveis para recuperação das sequelas

Normalmente, o processo de reabilitação do idoso com AVC tem início ainda no hospital. Porém, após a alta hospitalar, o paciente pode continuar o tratamento em casa. Isso exige um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar de saúde, formada por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e outros profissionais capacitados para assegurar uma assistência mais qualificada.

Acompanhe a administração dos medicamentos

Tanto no hospital como no ambiente domiciliar, o paciente necessita de um suporte profissional especializado — como um cuidador de idosos — para se recuperar das sequelas do AVC. Acompanhar a administração dos medicamentos e zelar para que o paciente tome os remédios na hora certa é fundamental para a recuperação.

Ofereça uma alimentação saudável

O aspecto nutricional é primordial para o tratamento do paciente que sofreu AVC. Por isso, procure se informar com o médico ou o nutricionista sobre a dieta mais adequada para suprir as necessidades nutricionais do idoso.

Como você pôde notar, é possível auxiliar na reabilitação do idoso com AVC tanto em casa como no hospital. No entanto, nem sempre os familiares estão aptos a lidar com situações delicadas assim. Nessas circunstâncias, o ideal é contratar um profissional capacitado e que tenha as habilidades exigidas para auxiliar no cuidado e na recuperação de seu familiar.

E você, gostou deste artigo? Curta o nosso Facebook e acompanhe nossos conteúdos exclusivos sobre como cuidar de pessoas!



× Como podemos te ajudar?