fbpx
Confusão e mudança de comportamento são sinais de infecção em idosos

Confusão e mudança de comportamento são sinais de infecção em idosos

Confusão mental repentina, seguida por esquecimento e mudança de comportamento, é um dos sinais de infecção urinária em idosos. Esse sintoma também pode ser causado por outras infecções, como a pulmonar.

A infecção urinária nem sempre tem sintomas em idosos, muitas vezes a pessoa que convive com eles e o próprio médico podem achar que o paciente tem outra doença mais grave, como mal de Alzheimer ou derrame cerebral.

O idoso geralmente não desenvolve febre quando tem infecção. Há poucos sintomas, então a doença pode passar despercebida até começar a confusão mental

A mudança na apresentação dos sintomas confunde os familiares, que tentam buscar outras explicações para esses sinais. Isso atrasa o diagnóstico e, quem sofre é o próprio paciente idoso.

Alerta aos sintomas de infecções nos idosos:

  • Mudança de comportamento, se de repente o idoso que era agitado, participativo ou brincalhão se torna apático, prostrado, se isola ou se irrita com facilidade, fique de olho. O contrário também é verdadeiro: de alguém menos para mais agitado.
  • Confusão mental e alucinações, nem sempre uma falha de memória ou confusão é sinal de demência, mas pode indicar uma infecção não diagnosticada.
  • Hipotermia, em infecções mais graves ao invés de aquecer, o corpo tende a se resfriar, podendo levar a um quadro de hipotermia.
  • Sonolência e redução dos níveis de consciência. Especialmente nos pacientes com dificuldades ou déficit cognitivos, as infecções podem levar a uma maior sonolência e até reduzir a consciência.

Como prevenir a infecção urinária em pacientes idosos?

 Fazer a higiene adequadamente

Sempre que possível, o banho deve ser dado no chuveiro e deve-se lavar a região perianal após as evacuações. Caso o paciente seja usuário de fraldas geriátricas, é necessário trocá-las regularmente.

Manter o paciente hidratado

Se não houver contra indicações, convém incentivar o idoso a beber bastante líquido (de preferência água). O recomendado é cerca de 2 litros por dia.

 Incentivar o ato de urinar

A retenção de urina na bexiga durante muito tempo pode desencadear a infecção urinária. Isso acontece porque as bactérias presentes na urina encontram o ambiente ideal para se proliferarem.

 Ministrar os medicamentos corretamente

O uso indiscriminado de certos medicamentos, como antibióticos, pode estimular a infecção urinária em pacientes idosos. Por isso, familiares, e cuidadores de idosos devem seguir corretamente as instruções dos médicos.

Manter o controle do diabetes

Pacientes portadores de diabetes tipo I e II estão sujeitos a contrair a ITU (infecção no trato urinário) com mais facilidade. O organismo do diabético está mais debilitado, o que facilita a proliferação de bactérias. Por isso, é necessário manter o diabetes do paciente bem controlado.

Como diagnosticar a infecção urinária?

O diagnostico deve ser realizado por um médico através de exames de urina (urina tipo I e urocultura), se necessário, exames laboratoriais adicionais. Em casos de infecções é necessário realizar exames radiológicos (ultrassonografia e/ou tomografia) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da infecção no trato urinário.

Gostou do nosso artigo, e que obter mais conhecimentos sobre os cuidados com os idosos? Então, aproveite para assinar nossa newsletter agora mesmo e receber todas as novidades diretamente na sua caixa de e-mails.



× Como podemos te ajudar?