fbpx
Confira os benefícios do trabalho na terceira idade

Confira os benefícios do trabalho na terceira idade

Como você se imagina quando chegar a terceira idade? Aliás, como você acredita ser a vida de quem está nesta fase da vida? Muita coisa mudou e se antes o destino dos idosos era ficar em casa e quietos, atualmente vemos idosos mais ativos e até presentes no mercado de trabalho. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje

O sonho de trabalhar a vida inteira para se aposentar nem sempre é uma realidade para as pessoas que chegam na terceira idade. Isso porque, muitas vezes, depois de parar de trabalhar, o idoso sente falta daquela ocupação, já que passa a ter muito mais tempo livre do que costumava ter, de forma que a alternativa para evitar e fugir desse “tédio” pode ser, para muitos, voltar ao mercado de trabalho.

É importante ressaltar que existem ainda outras realidades, como aqueles que se aposentam e nunca param de trabalhar (seja pelo amor ao que faz ou por conta do salário) ou aqueles que não têm a opção de parar, uma vez que sua renda é fundamental para o sustento da família.

Mas se as pessoas têm a possibilidade de parar de trabalhar ao se aposentarem, o que pode motivá-las a optar por continuar trabalhando?

Salário de aposentadoria baixo

Muitas vezes ao se aposentar a pessoa ganha um salário muito abaixo do que ganhava antes de parar de trabalhar. Por conta disso, decide continuar trabalhando, ou para manter o padrão de vida, ou para conseguir pagar as contas da família (o que acontece quando a renda do trabalho do idoso é o único ou o principal ganho da família).

Necessidade de ajudar filhos e netos

Existem casos de que o idoso não precisaria mais trabalhar. Porém, os filhos e os netos voltam a ser dependentes dele. Neste caso, decidem voltar ao mercado de trabalho para poder complementar a renda dos familiares.

Amor pelo trabalho exercido ao longo da vida

Algumas vezes a pessoa ama tanto o trabalho que exerceu durante a vida que não consegue se imaginar sem. Por isso, decide que permanecerá trabalhando, mesmo quando já estiver aposentado.

Interação social

O trabalho pode ser, além de o lugar para ganhar o sustento, um espaço de socialização e diversão. Esse é um dos motivos por as pessoas não quererem se ausentar destes espaços e decidir continuar trabalhando.

Satisfação gerada

Quem não gosta de fazer um trabalho bem feito e sentir orgulho dele? A satisfação gerada pelo trabalho pode ser um dos estimulantes para os aposentados continuarem no mercado de trabalho por muito mais tempo.

Benefícios do trabalho na terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil e o envelhecimento da população cada vez mais saudável (o que justifica a expectativa de termos, daqui alguns anos, mais idosos do que jovens no país), a terceira idade, que antes era sinônimo de ter tempo para descansar e aproveitar o tempo livre, hoje tem tudo a ver com muitas atividades e presença ativa, inclusive, no mercado de trabalho.

A longevidade produtiva já é uma realidade no nosso país, basta sabermos como aproveitar esses talentos. Além disso, é fundamental que as famílias apoiem os idosos que decidirem que querem continuar trabalhando. Porém, é importante levar em consideração as limitações de cada um, para que o trabalho não vire um problema ao invés de uma coisa benéfica.

Para quem está considerando essa opção, separamos alguns benefícios do trabalho na terceira idade:

  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Mais facilidade de manter a rotina;
  • Sentimento de maior propósito;
  • Melhora cognitiva;
  • Ajuda a trabalhar a concentração;
  • Melhora da autoestima.

Essa realidade já começa a se tornar mais frequente no Brasil e no mundo. Além dos benefícios para o idoso que volta ao mercado de trabalho e sente-se mais confiante ao realizar suas tarefas com maior autonomia, outras partes saem ganhando com esse novo colaborador. As organizações podem contar com inúmeros benefícios ao contratar um funcionário mais velho.Confira abaixo alguns:

Maturidade e responsabilidade

As pessoas mais velhas costumam ter mais experiências, tanto de vida como no mercado de trabalho. Isso possibilita que eles lidem melhor com a pressão e os problemas do dia a dia. Além disso, costumam ser mais responsáveis, entendendo seu papel para os negócios da companhia, reduzindo as chances de deixar a empresa na mão.

Disponibilidade

Imprevistos acontecem e nós temos que aprender a lidar com eles. Para isso é fundamental que a empresa possa contar com o colaborador nos momentos de necessidades (mesmo que eles sejam fora do horário contratado, por exemplo). Os idosos costumam entender essa importância e, normalmente, estão mais à disposição da empresa.

Qualificação

Por normalmente ter mais tempo de experiência no mercado de trabalho, as pessoas da terceira idade costumam ser mais qualificadas, trazendo uma inteligência mais técnica e sênior para o negócio.

Para aqueles que têm vontade, não faltam motivos para continuar trabalhando. Afinal, além da ajuda financeira, os benefícios pessoais são inúmeros. Para os familiares, é importante apoiar e recomendar o envelhecimento ativo e saudável, que deve se iniciar muito antes de chegar, de fato, na terceira idade.

Gostou de saber mais sobre o beneficio do trabalho para a terceira idade? Então, assine a nossa Newsletter e acompanhe todas as atualizações!



× Como podemos te ajudar?