fbpx
Como prevenir queimaduras em idosos?

Como prevenir queimaduras em idosos?

Cuidados para prevenir queimaduras em idosos

Prevenir queimaduras em idosos é algo extremamente relevante, pois a pele menos elástica e naturalmente desidratada na terceira idade faz com que a cicatrização seja mais difícil e demorada.

As queimaduras podem ocorrer pelo contato direto com o fogo, líquidos aquecidos, vapor de água aquecida, contato com o ferro de passar roupa, correntes elétricas (choques), produtos inflamáveis, exposição excessiva ao sol (insolação), radiação, agentes químicos, congelados (o gelo pode sim provocar queimaduras e isto não é figura de linguagem), dentre outros.

As medidas de prevenção de queimaduras em idosos numa residência devem incluir vários pontos. Listamos os mais relevantes.

Evitar que o idoso cozinhe

Devido a idade, fatores como visão comprometida, reflexos lentos, mãos trêmulas e força reduzida acabam favorecendo acidentes dentro da cozinha. O ideal é que o idoso dependente tenha alguém para preparar o seu alimento sem que ele precise mexer com o fogão e com panelas pesadas e quentes.

Manter distância da cozinha enquanto estiver preparando algo

O ideal é tentar mantê-los distantes da cozinha em momentos de preparo de alimentos, pois podem se queimar encostando no fogão ou outro equipamento superaquecido (como o vidro do forno).

Se preparar alimentos é algo que o idoso gosta, tente incluí-lo na atividade mas deixando sempre a parte de mexer com o fogão, forno e demais equipamentos que aquecem com o responsável familiar ou cuidador.

DICA: Ao sair da cozinha certifique-se de que todas as bocas do fogão estejam desligadas. É muito importante certificar-se que o gás foi corretamente fechado e que não há cheiro de gás no ambiente.

Atenção ainda às fontes de calor que parecem não se aquecer: fogões de indução (como os vitrocerâmicos) induzem correntes elétricas na panela e não parecerão quentes antes da cocção, mas poderão ocasionar acidentes após seu uso.

Evitar panelas pesadas que podem ocasionar queimaduras

Se realmente for preciso que o idoso mexa com panelas na cozinha, é necessário pensar em utensílios leves que sejam fáceis de manuseados. Assim, panelas de barro ou ferro precisam ser evitadas.

Mais ainda, quando uma panela já é pesada e a pessoa coloca comida em seu interior, o peso extra aumenta o risco que haja um acidente.

Na mesma linha, cuidado especial deve ser dado às panelas de pressão: respeitar as especificações dos fabricantes quanto à qualidade mínima e máxima de água é essencial para evitar não apenas queimaduras mas também explosões!

Não deixá-lo sozinho

Idosos dependentes não devem ficar sozinhos em casa, afinal ele/ela pode precisar suprir suas necessidades, que vão desde tomar banho até cozinhar para se alimentar.

Queimaduras em idosos: Como evitar?

Listamos outros pontos relevantes para evitar acidentes caseiros.

  • Verificar a temperatura do chuveiro antes de deixar o idoso tomar banho;
  • Verificar a temperatura dos alimentos antes de servir ao idoso;
  • Atenção ao abrir bolsas com vapor aquecido, como no caso de pipocas de micro-ondas ou esterilizadores caseiros (como de mamadeiras);
  • Não permitir que o idoso dependente manuseie produtos inflamáveis (álcool) e químicos (como produtos de limpeza);
  • Evitar bolsas e compressas de água muito quentes ou congeladas;
  • Não fumar dentro de casa e não descartar cigarros no chão;
  • Não esquecer o fogo aceso;
  • Evitar deixar os cabos das panelas para fora do fogão, mantendo o idoso mais distante do fogão;
  • Minimizar a exposição à radiações como de micro-ondas: não opere o aparelho com a porta danificada ou com objetos afixados nesta;
  • Evitar passar roupas na presença do idoso e nunca deixar o ferro de passar quente no mesmo cômodo onde se encontra um idoso sozinho;
  • Não deixar velas acesas durante a noite, tampouco churrasqueiras e lareiras;
  • Não permitir cortina ou panos de pratos próximos ao fogão;
  • Lembre-se: eletricidade e água não combinam em hipótese alguma;
  • Não deixe aparelhos elétricos ligados à tomada desnecessariamente, em particular carregadores de celular “piratas”;
  • Não fazer reparos em instalações elétricas sem antes desligar a chave geral e sem profissionais experientes;
  • Não fazer reparos em instalações de gás sem profissionais experientes e certificados;
  • Não utilizar fósforos acesos para descobrir objetos durante a noite ou para investigar vazamento de gás;
  • Idosos devem pegar sol de acordo com orientação médica, preferencialmente sem protetor solar, mas evitando a exposição excessiva que pode culminar em insolação;

Mas se acontecer do idoso se queimar, água corrente fria ajuda a limitar os danos causados. Não se recomenda usar pastas de dentes, óleo, manteiga, pó de café ou outras soluções caseiras, que só agravam o ferimento. Lembre-se que o ferimento pode ser uma porta de entrada para infecções, podendo se agravar em idosos com debilidades imunológicas como diabéticos.O ideal é procurar ajuda médica!

Conte sempre com o apoio da Alphacare cuidadores, para auxiliar os idosos no seu dia a dia e garantir a tranqüilidade de toda família.



× Como podemos te ajudar?