fbpx
Como manter a segurança dos idosos em casa?

Como manter a segurança dos idosos em casa?

Com o processo natural do envelhecimento, algumas consequências podem surgir. O risco de acidentes domésticos aumentam e a queda pode ter um efeito devastador em pessoas mais idosas. Por isso é muito importante prestar muita atenção às condições de sua casa. Se os idosos  sofrerem de uma condição médica ou deficiência que os torne particularmente vulneráveis, você precisará garantir que eles tenham todas as ferramentas necessárias para se manterem seguros, como equipamentos de prevenção de quedas.

Dados mostram que as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Passos que você pode tomar para tornar seus entes queridos mais independentes e seguros em casa

1. Faça com que eles venham morar com você e economize dinheiro em custos de moradia e transporte;

2. Assegure-se de que eles tenham cuidados médicos adequados;

 3. Instile hábitos saudáveis, como comer direito e se manter ativo;

 4. Faça aulas de autodefesa juntos;

 5. Substitua objetos potencialmente perigosos em sua casa, como bugigangas e produtos de limpeza, com versões mais seguras;

 6. Incentive-os a fazer um curso de RCP;

 7. Certifique-se de que alguém esteja presente se algo acontecer;

 8. Peça ajuda se necessário

Manter um ente querido idoso seguro em sua própria casa pode ser um desafio. Em alguns casos, os idosos têm uma variedade de problemas de saúde que às vezes exigem que eles se mudem para instalações de vida assistida. Mas você ainda pode tentar fornecer o máximo de apoio possível enquanto eles ainda estão em suas próprias casas, tomando medidas preventivas ao cuidar deles.

Por isso é fundamental que o lar das pessoas idosas seja o mais seguro possível para que elas tenham liberdade para se movimentar em segurança, com menos risco de quedas , perigo comum e incapacitante nessa faixa etária.

Dicas para uma casa segura para idosos

  • Diga adeus aos tapetes

Inegável que eles dão um toque de charme ao ambiente. Mas se reside um idoso no local, a segurança dele pode depender da decisão de remover os tapetes.

Os grandes, se mal espalhados, podem causar tropeços e aumentar o risco de queda, e os pequenos podem causar escorregões. O único tipo de tapete benéfico para a segurança da casa são os de borracha, que precisam estar no banheiro e em áreas úmidas, como cozinha e área de serviço.

  • Garanta boa iluminação

Todos os cômodos, e principalmente corredores, precisam estar bem iluminados. Instale interruptores em locais de fácil acesso.

Evitar deixar cantos sem iluminação adequada evitam confusão nos idosos e os ajudam a enxergar com nitidez possíveis móveis ou obstáculos que podem causar danos físicos a eles.

Se puder, instale sensores de presença. As luzes se acendem ao detectar alguém passando, evitando que os idosos procurem pelo interruptor no escuro.

  • Instale barras de apoio

São clássicas e 100% mandatórias em uma casa segura para idosos. Devem ser instaladas em cantos estratégicos, geralmente lugares que eles passam com mais frequência.

Locais que precisam de barras de apoio:

  • corredores;
  • todas as paredes em área de circulação entre os cômodos;
  • parede próxima à cama;
  • área do chuveiro;
  • nas proximidades do vaso sanitário.
  • Cuidado com degraus e escadas

É comum em algumas casas que certos cômodos estejam em desnível, portanto esses degraus precisam ser nivelados com rampas.

Nas escadas, instale corrimãos extra para garantir uma casa segura para idosos. E não esqueça de fixar fitas antiderrapantes desses locais. Elas são muito úteis na prevenção de escorregões e quedas.

  • Adapte os banheiros

Além das barras de apoio para prevenir acidentes, é essencial que todo o banheiro seja modificado. Você vai precisar de:

tapetes de borracha fixados ao chão em locais molhados, como debaixo do chuveiro, na saída do box e próximo à pia;

O piso de material antiderrapante;

Elevar o assento sanitário. Dessa forma há mais estabilidade nos movimentos para sentar e levantar.

E ai gostou das nossas dicas de como manter a casa segura para os idosos? Para mais informações sobre nossos serviços, ou agende uma avaliação gratuita.



× Como podemos te ajudar?