fbpx
Como evitar e combater a violência contra o idoso?

Como evitar e combater a violência contra o idoso?

A violência contra idosos pode ser definida como qualquer ato, ou ainda a ausência de uma ação, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. Para ser considerada como violência contra o idoso o ato pode ser único ou repetitivo e deve acontecer em uma relação em que haja expectativa de confiança.

Estão entre os casos mais comuns os abusos psicológicos, abusos financeiros, negligência, abusos físicos e os abusos sexuais.

Tipos de violência contra os idosos 

Assim como em outros casos, existem diversos tipos de agressão que podem ser dirigidas contra idosos. 

  • Agressão Física

É a mais comum, e pode ser realizada por meio de beliscões, empurrões, tapas ou qualquer outra ação que machuque fisicamente o indivíduo, muitas vezes podendo deixar algumas marcas, visto que  o corpo do idoso tende a ser mais frágil.

  • Agressão Psicologia

Este tipo de agressão é caracterizado por xingamentos, desprezo, humilhação e tudo aquilo que possa deixar a pessoa com traumas psicológicos. 

  • Negligência

A negligência pode ser definida pela falta de atenção com o bem-estar e atividades essenciais à vida humana, como a saúde, alimentação, higiene e outras tarefas cotidianas.  

  • Econômico

Se aproveitar da fragilidade do idoso para usufruir de seus bens materiais e econômicos também é caracterizado um tipo de agressão. 

  • Ageismo ou idadismo

O termo vem do inglês “ageism” e é o nome que se dá à discriminação de quem é considerado “demasiado velho para viver”. É um preconceito etário, que desqualifica ou outro simplesmente pelo fato de ser velho. 

Fique atento aos detalhes

O comportamento do idoso pode dizer muito sobre como ele é tratado. Caso apresente comportamentos como medo de algum familiar/cuidador ou respeito exagerado, manifestar solidão ou baixa autoestima são possíveis indicadores de algo mais sério.

Como denunciar maus tratos? 

Existem diversos órgãos responsáveis pelo bem-estar dos idosos aqui no Brasil, tornando a denúncia de maus tratos mais fácil. Confira alguns:

  • O Disque 100 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana; 
  • A polícia também pode receber denúncias deste tipo, basta discar 190;
  • A #HumanizaRedes é mais voltada à violações que ocorreram online.

Estatuto do idoso

No Brasil, conforme a o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), a violência contra idosos é crime e, portanto, não deve ser encarada como algo normal. Discriminar pessoa idosa pode levar o agressor à prisão por até cinco anos e ainda pagar multa. A pena pode ser aumentada se houver agressão física, se o agressor for responsável pelo idoso.

Maneiras de combater a violência contra o idoso

Em casos de idosos que se encontram nessa situação de vulnerabilidade, o recomendado  é que passe a ser cuidado por pessoas da família que sejam confiáveis, ou a solicitação de cuidados profissionais como cuidadores supervisionados e residenciais para idosos que  sejam  regularizados

Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?