fbpx
6 maneiras de como estimular a memória do idoso

6 maneiras de como estimular a memória do idoso

Com a chegada da terceira idade, um dos problemas enfrentados é a perda da memória. A boa notícia é que existem algumas estratégias eficientes para saber como estimular a memória do idoso, pois diversas atividades permitem evitar ou reduzir a ocorrência desse processo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça algumas dicas que vão ajudar a estimular o cérebro e proporcionar saúde e qualidade de vida às pessoas de idade avançada. Acompanhe!

1. Fazer trabalhos manuais

Seja um bordado, artesanato, pintura ou outra tarefa, é essencial que o idoso use sua mente para criar. Para isso, é necessário escolher uma atividade que ele sinta prazer em executar e colocá-la em prática durante a rotina, o que é um excelente estímulo à memória.

2. Recorrer a jogos

Existem vários jogos que servem como passatempo e, ao mesmo tempo, desafiam o cérebro, tornando-o mais ativo e propiciando conhecimento, diversão e outros benefícios.

Entre os jogos para impulsionar os sentidos e ajudar na memorização e percepção do indivíduo temos o jogo dos 7 erros e o jogo da memória. Já para aguçar a parte lógica e o raciocínio, palavra-cruzada, quebra-cabeças e caça-palavras podem ser ideais.

3. Fazer uma lista de compras e tentar se lembrar dela

Outra alternativa é orientar o idoso a realizar uma lista antes de ir ao supermercado e, ao chegar ao estabelecimento, guardá-la e estimular o cérebro a se recordar de tudo o que precisa ser comprado. A lista só deverá ser consultada quando o idoso pegar todos os itens e se dirigir ao caixa. Assim, ele poderá averiguar se todos os itens foram apanhados.

4. Entrar em um grupo de dança ou teatro

Ao pensar em como estimular a memória do idoso, outra medida eficiente é a prática de dança ou teatro, tendo em vista que essas atividades requerem a decoração de movimentos e falas. Assim, é possível fazer com que o idoso mantenha uma boa memória e, ao mesmo tempo, fique mais saudável e se divirta.

5. Fazer leituras

Ao incentivar o idoso a ler um livro, revista ou jornal, isso exige que ele direcione seu foco e atenção à tarefa, treinando a memória em curto e longo prazo, já que é necessário alinhar as informações obtidas para entender o assunto. Além disso, essa prática tem a capacidade de enriquecer o vocabulário e o armazenamento de novos dados.

Para isso, deixe que o idoso escolha a leitura que preferir, separando o tempo que ele entender necessário. Uma boa dica é pedir que ele narre o que foi lido depois.

6. Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos proporcionam uma série de benefícios para o corpo e para a memória. No caso dos idosos, é necessário pensar em atividades que eles consigam realizar sem sentir nenhum tipo de desconforto ou dor.

Dessa forma, a pessoa da terceira idade estará cuidando do seu corpo e de sua saúde, mantendo-se ativa e reduzindo as chances de doenças, como as que surgem nas articulações e coluna, por exemplo.

Entre os melhores exercícios a serem praticados por idosos estão: alongamentos, caminhadas, hidroginástica, etc. O ideal é realizar uma consulta com um médico especialista para que ele possa recomendar as melhores opções.

Agora que você já sabe como estimular a memória do idoso, não deixe de colocar essas dicas simples em prática e contribuir para que o idoso passe por esse processo de envelhecimento de forma mais saudável e tranquila.

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com a gente a sua experiência sobre o assunto!



× Como podemos te ajudar?