fbpx
Como cuidar da pele do idoso?

Como cuidar da pele do idoso?

Com o passar dos anos, o envelhecimento do nosso corpo nos obriga a dar uma atenção especial para a pele, que sofre diariamente agressões do ambiente externo e do nosso próprio organismo.  Ao envelhecer, a pele perde componentes essenciais, o que a torna mais frágil.

Assim como a capacidade de renovação celular, a produção do colágeno que ajuda a manter a firmeza dos tecidos da nossa pele cai drasticamente com o passar do tempo. Além dos problemas com a elasticidade, você deve se preocupar com a sua hidratação.  As glândulas sebáceas também são danificadas, transformando a pele em um tecido permeável, o que favorece o ressecamento.

Sem os devidos cuidados, a pele do idoso vai ficando cada vez mais frágil e fina, facilitando o aparecimento de manchas, machucados e até mesmo certas doenças.

Hidratação da pele

Indispensável para manutenção da pele, além de contribuir para que a pele não descame e não coce. É recomendável que a hidratação seja feita após o banho, pois é quando o manto lipídico é parcialmente removido com os sabonetes.

Controle a exposição solar

O sol produz e fornece vitamina D ao nosso organismo, porém, se houver uma exposição em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Isso porque ele pode acelerar o envelhecimento e causar doenças como câncer de pele.

Os cuidados com a pele do idoso em relação ao sol devem ser dobrados, pois nesta fase, há a diminuição do tecido adiposo, que funciona como isolante térmico. Eles também estão mais suscetíveis à insolação, por conta da diminuição da composição corporal, ou seja, da água intracelular.

A indicação é que se faça o uso de protetor solar, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, para que ele possa penetrar na pele e agir de forma eficiente. Evite sair entre 10h e 16h, quando o sol está mais intenso, e use também roupas claras, que não absorvem o calor. 

 Ofereça ao idoso uma alimentação saudável

Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a combater a ação dos radicais livres, ou seja, as moléculas que causam envelhecimento precoce e morte das células. A maior contribuição desses alimentos é fortalecer o sistema imunológico contra diversas doenças.

Alguns alimentos com este poder são: açaí, cacau, cúrcuma, uva, Canela, chá verde, espinafre, limão, tomate, brócolis, abacaxi e muitos outros que valem a pena pesquisar.

 Incentive a ingestão de líquidos

Beber água é um hábito fundamental não apenas para a saúde da pele do idoso, mas para o corpo todo. Na terceira idade, isso é uma coisa que pode ser negligenciada, uma vez que a tendência é sentir menos sede. Por isso, tente manter uma rotina diária para beber pelo menos 2 litros de água, mesmo que seja sem vontade.

Cuidados no momento do banho

Permanecer por muito tempo embaixo do chuveiro quente retira as substâncias emolientes e acentua o processo de ressecamento da pele. Por isso, fique atento para que a água esteja sempre em uma temperatura ideal.

Devido à fragilidade da pele do idoso, não utilize esponjas de banho: elas removem a barreira natural de defesa e podem causar arranhões ou feridas.

As consultas com o dermatologista devem ser anuais, para que lesões ou câncer de pele sejam detectados de maneira precoce. Além disso, é na consulta que o médico irá orientar quanto aos cuidados básicos e examinar o corpo todo em busca de outros problemas, como infecções por fungos.

Quer entender um pouco mais sobre os cuidados com a saúde do idoso? Então, aproveite para ler “Conheça a importância do banho de sol na terceira idade”!



× Como podemos te ajudar?