fbpx
Colágeno: reforça ossos e músculos e auxilia contra o envelhecimento

Colágeno: reforça ossos e músculos e auxilia contra o envelhecimento

Cerca de 230 articulações são usadas diariamente para executar nossas tarefas cotidianas. Tão importantes quanto os ossos e músculos, elas que nos dão sustentação e permitem nossos movimentos.

As articulações são formadas por cartilagem, líquido sinovial e uma cápsula articular que protege e reveste toda essa estrutura. A cartilagem presente na extremidade do osso é constituída por aproximadamente 60% de colágeno tipo II e funciona como um amortecedor que evita o contato e atrito entre os ossos. O líquido sinovial, inserido dentro da cápsula articular, atua como um lubrificante para toda essa engrenagem funcionar.

Por razões multifatoriais como inflamação crônica, fraqueza muscular, envelhecimento, exercícios de impacto, sobrepeso ou obesidade, nossas articulações desgastam-se podendo gerar um processo de inflamação e dor. A degeneração ou desgaste da articulação é a artrose, também chamada de osteoartrose.

Com o aumento da expectativa de vida, o número de casos de artrose tem aumentado exponencialmente. Estima-se que cerca da metade da população com idade superior a 50 anos seja acometida por essa degeneração – segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 85% das pessoas com 75 anos têm evidências radiológicas de degeneração nas articulações e dessas, cerca de 30% queixam-se de dores, inchaço e rigidez nas articulações comprometendo a mobilidade e qualidade de vida.

As mulheres são as que mais sofrem com a perda de colágeno, pois apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo. Além disso, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos faz com que haja uma diminuição da quantidade das células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com outra proteína, a elastina, compõe a trama de sustentação da pele.

Benefícios do colágeno para o tratamento da artrose

Geralmente, o tratamento da artrose é feito para aliviar a sintomatologia com medicamentos como AINES (anti-inflamatórios não esteroides) e corticoides. Como alternativa ao uso dessa tradicional terapia, a associação sinérgica de alguns elementos pode auxiliar esses pacientes, além de reduzir a inflamação local e consequentemente a dor, a promover a formação da cartilagem articular comprometida com o processo de degeneração.

Entre eles, destaque para:

• Colágeno tipo I na forma de peptídeos

• Colágeno tipo II não desnaturado

• Vitaminas

• Minerais.

Alimentação

Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de adquirir os nutrientes necessários para que as células cartilaginosas fabriquem o colágeno. Esses nutrientes estão presentes em proteínas de origem animal, como carne vermelha, frango, peixes, ovos, peito de peru, entre outras. De acordo com o especialista, a linhaça, frutas cítricas, gelatina, folhas verde-escuras e leguminosas são alimentos ricos em colágeno tipo 2.

Além disso, você pode (e deve) dar uma forcinha para que o organismo absorva bem essas proteínas e as converta em colágeno. Para isso, inclua na sua dieta as vitaminas A, C e E, encontradas na cenoura, laranja, limão e pepino.

Recentes estudos clínicos confirmam que o colágeno promove alívio significativo da dor, retarda a progressão da degeneração articular e também reduz a inflamação local.

Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?