fbpx
Saiba a importância da autonomia do idoso e como a família pode ajudar

Saiba a importância da autonomia do idoso e como a família pode ajudar

A autonomia do idoso é a habilidade da pessoa da terceira idade gerenciar a si mesma, tomar as próprias decisões, fazer escolhas, estabelecer as próprias metas e tem uma relação direta com a aptidão mental. A independência é a capacidade de realizar as atividades cotidianas sem precisar de ajuda ou com o mínimo de intervenção de outros. 

O envelhecimento ou certas doenças podem trazer limitações para essas capacidades. Mesmo assim, é importante fazer esforços para que a pessoa tenha o máximo de autonomia possível na maturidade. Quer aprender mais sobre a importância da autonomia do idoso? Confira o nosso post e entenda melhor o assunto!

Qual a importância da autonomia do idoso

O idoso que tem autonomia é protagonista da própria história, sendo reconhecido pela experiência e maturidade que adquiriu com o passar dos anos. A autonomia melhora a qualidade de vida, promove bem-estar e oferece maiores possibilidades de interação social. A pessoa terá a percepção de que tem controle da própria vida, o que é fundamental para evitar angústia e manter uma boa autoestima.

Como a família pode ajudar o idoso a ter mais autonomia?

A família pode tomar uma série de atitudes para ajudar o idoso a ter mais autonomia. Veja esses passos a seguir!

Estimule a prática de exercícios

A prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças (como pressão alta, diabetes, osteoporose, obesidade) e também na manutenção da força e elasticidade dos músculos. Com os exercícios, a pessoa idosa apresenta melhora da mobilidade, equilíbrio, e tem a possibilidade de se manter saudável, além de criar condições para ter mais energia e disposição para o dia a dia. O envelhecimento pode trazer limitações, mas essas dificuldades podem ser menores para um idoso ativo.

Deixe o idoso realizar as tarefas dele

Certas doenças podem fazer com que o idoso precise de ajuda em algumas tarefas. Isso não significa que você precisa fazer tudo por ele. O ideal é deixar que a pessoa faça o máximo que conseguir sozinha. A ajuda é importante, mas deve vir quando for solicitada e quando for realmente necessária. Respeite os limites e o espaço da pessoa idosa.

Use a tecnologia como aliada

As tecnologias podem auxiliar a terceira idade a ter mais autonomia e independência. Os smartphones são uma ótima opção para eles se socializarem, pois a internet oferece uma ampla riqueza de informações e possibilidades. Assim, incentive o idoso a usar esses recursos. Caso ele tenha dificuldade, não hesite em ajudá-lo a aprender a usar essas ferramentas. A tecnologia pode ser uma fonte de entretenimento e conhecimento para a pessoa na terceira idade.

Incentive a alimentação saudável

A alimentação balanceada ajuda a manter disposição e qualidade de vida. A carência de nutrientes e descuidos com a comida, pelo contrário, podem trazer doenças e aumentar o grau de dependência do idoso. Assim, incentive a manutenção de uma dieta equilibrada, rica em vegetais e grãos integrais.

Estimule a realização de programas de socialização

A socialização é importante em todas as fases da vida. O isolamento na terceira idade é muito comum e está bastante associado ao aparecimento de doenças como demência e depressão. Dessa forma, promover programas para a pessoa interagir, conviver e fazer amigos é essencial. Atividades em família também são ótimas para gerar mais integração e fortalecimento dos laços entre o idoso e seus parentes.

A autonomia do idoso é muito importante para que ele tenha qualidade de vida, autoestima e confiança em si mesmo. É preciso considerar o que o idoso quer. Forçar uma situação pode trazer consequências danosas, como sentimento de inferioridade, sensação de incapacidade de gerir a própria vida, dependência e angústia. Além disso, o indivíduo que não tem autonomia fica totalmente sujeito aos outros, o que gera muito sofrimento.

Incentivar o idoso a ter autonomia é benéfico para a qualidade de vida do sujeito. Estimule-o a cuidar de si, com exercícios, boa alimentação e atividades sociais. 

Caso haja alguma doença que gera limitações, preocupe-se em fornecer o apoio necessário e, se preciso busque serviços de home care. Essa pode ser uma excelente alternativa para que a pessoa madura tenha autonomia, mas também conte com uma estrutura de amparo adequada.

E então? Gostou de saber mais sobre autonomia do idoso? Confira também o nosso post sobre as vantagens da caminhada para a terceira idade!



× Como podemos te ajudar?