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Atividades físicas na terceira idade: veja quais são as melhores e seus benefícios

Atividades físicas na terceira idadeO envelhecimento é um processo que leva à redução da força muscular e a várias limitações que fazem com que a pessoa não consiga viver de forma independente. Muitas vezes, essa situação pode levá-la à depressão.

Nesse caso, a prática de atividade física na terceira idade se apresenta como uma grande aliada, já que pode ser usada como uma estratégia para manter a capacidade funcional, assim como a autonomia. Como consequência, propicia uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Elaboramos este material para que você conheça os benefícios da atividade física na terceira idade e saiba quais são as práticas mais recomendadas para os idosos. Acompanhe!

Benefícios da atividade física na terceira idade

Entre os principais benefícios da prática de atividade física para esse grupo de pessoas estão:

  • combate a doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, problemas cardíacos e pulmonares, osteoporose, câncer, derrames, ansiedade, varizes e depressão;
  • melhora do equilíbrio;
  • aumento da densidade óssea;
  • redução do consumo de medicações devido à melhora da sensação de bem-estar e à minimização das dores;
  • aumento da força muscular, diminuindo as chances de quedas;
  • melhora nos movimentos de braços, pernas e troncos;
  • melhora da ingestão alimentar;
  • aprimoramento do condicionamento físico;
  • aumento da autoestima;
  • diminuição do isolamento social, já que as atividades aproximam o idoso de outras pessoas.

Atividades físicas recomendadas

Veja a seguir as melhores atividades físicas a serem praticadas por pessoas da terceira idade.

Caminhada

Criar a rotina de caminhar por alguns minutos por dia, seja ao ar livre ou em esteiras, contribui para o aumento da disposição do praticante. Além disso, gera energia para os músculos por meio do trabalho com a respiração.

Musculação

Pelo fato de ser adaptável, essa prática possibilita que se inicie com pesos mais leves. Assim, é possível que a pessoa se sinta confortável durante os exercícios e vá evoluindo aos poucos. Por meio da musculação, diversas áreas do corpo são trabalhadas, o que fortalece a musculatura e a flexibilidade corporal.

Natação

Fazer natação regularmente propicia benefícios ligados à função respiratória, à frequência cardíaca e ao aumento da mobilidade. Tudo isso sem afetar as articulações ou provocar lesões, tendo em vista que é realizada dentro d’água.

Dança

A dança faz bem ao corpo e à mente, colaborando para o combate à depressão (já que é um estimulante social) e a doenças como hipertensão e osteoporose. Também é um bom exercício para a memória, já que exige que os passos sejam decorados.

Pilates

Para as pessoas da terceira idade, esse exercício proporciona benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura, como o fortalecimento e a redução da pressão sobre articulações. Isso porque o alongamento é realizado aproveitando todo o peso corporal, o que reflete na prevenção de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.

Hidroginástica

Por ser feita dentro d’água, é considerada uma atividade de baixo risco, já que ameniza os efeitos da gravidade. Gera benefícios para o fortalecimento muscular, a coordenação motora e o sistema cardiorrespiratório, além de combater a osteoporose e a artrose.

Não há dúvidas quanto aos benefícios da atividade física na terceira idade. No entanto, antes de definir uma prática para incluir na rotina, é importante consultar um médico para que ele possa avaliar as condições do paciente e indicar o exercício adequado para suas necessidades e capacidade.

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