fbpx
Veja 5 atividades cognitivas para idosos e seus benefícios

Veja 5 atividades cognitivas para idosos e seus benefícios

As atividades cognitivas para idosos são muito importantes e devem ser aplicadas à medida que a pessoa vai envelhecendo, tendo em vista serem bastante influentes para o fortalecimento e o estímulo ao uso do cérebro. Nesse sentido, elas promovem melhora no raciocínio, atenção, memória, redução dos riscos de demência, entre outros benefícios, como felicidade e disposição, proporcionando uma melhor qualidade de vida, autonomia e bem-estar.

Pensando nisso, elaboramos este post para explicar 5 atividades que podem ser realizadas e como contribuem para esse processo. Confira!

1. Quebra-cabeças

O quebra-cabeças é uma atividade que exige que os idosos tenham muita atenção aos detalhes, provocando o alongamento dos músculos mentais e o estímulo da função cerebral. O jogo reúne um alto número de peças pequenas que, ao se encaixarem, formam uma imagem. Juntá-las pode não ser tão fácil, mas também melhora a percepção visual.

No entanto, é relevante ter atenção para não escolher jogos muito complicados, já que a impossibilidade de resolução pode frustrar a pessoa que está jogando. Além disso, é igualmente pertinente mostrar para ela que o importante não é vencer, mas a diversão do jogo em si.

2. Palavras cruzadas

Esse tipo de jogo, além de contribuir para a melhora da memória, ajuda com outras funções do cérebro e serve como entretenimento. A finalidade é preencher as lacunas cruzando uma palavra na outra e, por isso, tem um potencial muito grande de exercitar a mente e torná-la mais ativa.

Pode ser que o idoso não consiga praticar os níveis mais avançados, mas propor uma atividade mais fácil pode ajudar bastante. Uma outra dica é buscar por cadernos com letras maiores e com um vocabulário mais atual se for possível.

3. Jogos de cartas

Diversos jogos — como Paciência, Pôquer, entre outros — podem ajudar bastante a melhorar a função cognitiva em pessoas de terceira idade, tendo em vista sua capacidade de estimular funções do cérebro responsáveis pela retenção de memória e resolução lógica de problemas. Isso porque a atividade exige o reconhecimento de cartas, o que força a mente a procurar por informações antigas.

4. Sudoku

Trata-se de um jogo de atividade cognitiva para idosos que parece um quebra-cabeças de números. O Sudoku mantém as habilidades de solução de problemas e de pensamento estratégico, que são disponibilizadas em vários graus de dificuldade. A felicidade em conseguir vencer as etapas vai motivar o idoso a querer terminar outros níveis, desafiando a si mesmo.

5. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro, como xadrez e dama, estimulam diversas funções cerebrais e, por isso, são muito usados com finalidade educacional. Entre os benefícios propiciados por esses jogos estão:

  • Aumento da criatividade;
  • Elevação do QI da pessoa;
  • Prevenção de Alzheimer;
  • Melhora da concentração, da memória, entre outros.

Como você pode perceber, existem várias atividades cognitivas para idosos que podem ser implementadas como forma de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Esses são alguns exemplos, mas uma dica para pessoas que contam com cuidadores de empresas especializadas para o cuidado do idoso é que também utilizem outros métodos como leitura, artesanato, uma boa conversa etc.

Achou este conteúdo interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também aprendam um pouco mais sobre o tema!



× Como podemos te ajudar?