fbpx

Atendimento domiciliar para idosos: descubra como funciona esse serviço

O atendimento domiciliar para idosos é a melhor maneira de garantir o bem-estar de quem se encontra em idade avançada. Basicamente neste serviço o profissional da área da saúde monitora e auxilia em processos de tratamento ou reabilitação que necessitem de maiores cuidados.

Isso faz com que o paciente não tenha que se locomover frequentemente para um hospital ou clínica especializada, o que é vantajoso para a qualidade de vida e até mesmo para praticidade e efetividade da intervenção médica que está sendo feita.

Em muitos casos, os idosos se sentem melhor e mais confiantes próximos da sua família. Justamente por isso o atendimento domiciliar costuma ser recomendado para idosos e, até mesmo melhor recebido por aqueles que precisam.

A seguir, falaremos mais sobre este tipo de serviço, suas particularidades e benefícios. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

As particularidades do atendimento domiciliar para idosos

De maneira geral, o atendimento domiciliar pode ser dividido em duas principais categorias de atendimento : acompanhamento domiciliar e internação domiciliar.

No acompanhamento domiciliar o profissional faz a verificação dos sinais vitais, realiza troca de curativos e/ou monitora os medicamentos que devem ser ingeridos ao longo do tratamento.

Já na modalidade de internação, o paciente é basicamente internado em casa, onde haverá necessidade de adaptação do ambiente domiciliar com equipamentos médicos especializados.

Além desses dois tipos, também existe o simples acompanhamento de um idoso que precisa de medidas paliativas para ter mais qualidade de vida. Neste terceiro caso, o profissional acompanha o paciente durante um plantão pré-estabelecido.

Durante este período, o idoso recebe ajuda para se exercitar, tomar remédios e até mesmo realizar sua higiene pessoal, que é de vital importância para sua saúde. Por vezes, este tipo de serviço é chamado de Home Care.

Cada uma dessas opções pode envolver a participação de uma equipe multidisciplinar (com fisioterapeutas, enfermeiros, médicos entre outros profissionais) para aumentar efetividade do tratamento.

Não importando o tipo, o atendimento deve ser sempre humanizado e estabelecido de acordo com o indivíduo. Até mesmo idosos teimosos podem ser tratados com ajuda profissional, o que ajuda a eliminar boa parte dos mitos que envolvem este o cuidado domiciliar de pessoas na terceira idade.

Exames que podem ser realizados em ambiente domiciliar

Além do acompanhamento por um profissional de saúde, atualmente existe a possibilidade da realização de vários exames médicos importantes em ambiente domiciliar, como por exemplo, raio-X, ecocardiograma e da ultrassonografia com Doppler. Nesses casos, o profissional capacitado se dirige para a casa do paciente com os equipamentos adequados.

Hoje, existem versões “portáteis” desses aparelhos médicos, o que é de grande ajuda para o idoso que muitas vezes não consegue se locomover ou precisa de uma grande equipe para fazer sua transferência até o local do exame.

Dessa forma, é possível que aquelas pessoas que realmente necessitam de ajuda tenham todo auxílio especializado que precisam para viver com maior conforto e da melhor maneira possível.

Nós da AlphaCare contamos com vários especialistas da área de saúde e também possuímos cuidadores para ajudar na difícil tarefa de auxiliar enfermos e idosos com limitações.

Gostou do post sobre atendimento domiciliar para idosos? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso para os mais variados tipos de serviço!



× Como podemos te ajudar?