fbpx
Veja alguns sinais de que o idoso já não pode morar sozinho

Veja alguns sinais de que o idoso já não pode morar sozinho

Você provavelmente já ouviu falar que os filhos ou netos, com a maturidade, se tornam os pais dos seus próprios pais ou avós. Isso ocorre quando alguns sinais surgem e apontam para a incapacidade do idoso de permanecer em um ambiente sem a companhia de outra pessoa.

Existem alguns comportamentos que podem ser observados para obter a percepção de que morar sozinho não é mais uma boa opção. Para saber quais são eles, leia o artigo a seguir e identifique se um parente idoso próximo a você precisa de um suporte adequado para a sua rotina!

Falta de prudência ao ficar sozinho

Com o passar do tempo, o jovem adulto inicia uma nova rotina no mercado de trabalho e cria raízes em outro local, estruturando a sua vida em uma nova casa ou construindo uma nova história junto à sua família.

Esse costuma ser o fluxo natural da vida, em que os pais criam os filhos para o mundo. Porém, esse movimento faz com que o idoso, sendo pai, mãe, avô ou avó, acabe por morar sozinho. É a partir disso que se torna indispensável observar se a solidão é algo permanente e se há necessidade de um cuidado contínuo.

Portanto, a visita constante de parentes e amigos ajuda a analisar e identificar a prudência do idoso em permanecer sozinho ou não e tomar uma decisão para o bem-estar de toda a família.

Ocorrência de acidentes

Com o envelhecimento, é comum que o enfraquecimento muscular faça parte na vida dos idosos. Se você conseguiu observar algumas manchas no corpo do seu parente querido, então está na hora de ficar atento e observar se realmente é seguro que ele contine morando sozinho.

Nesse caso, faça perguntas e questione como ele se machucou, avaliando se o ocorrido foi causado por uma estrutura corporal incapaz de realizar determinadas atividades dentro de casa.

Sinais de esquecimento

O esquecimento pode acontecer nos simples detalhes, como ao pagar contas, ingerir uma medicação no horário certo, desligar o forno no preparo de alguma refeição, entre outras ocasiões.

Por isso, converse com o idoso e perceba se o esquecimento é um motivo agravante com o passar dos dias para não morar sozinho.

Redução da atividade social

Um dos fatores mais importantes para avaliar se um idoso pode morar sozinho é a diminuição das suas atividades sociais. Essa avaliação engloba se os passeios entre amigos, visitas a familiares ou vizinhos e outras atividades em grupo se tornaram escassas na rotina do indivíduo.

Muitas vezes, sintomas como acidentes, esquecimento ou redução na vida social podem passar despercebidos para os familiares. Por isso, se você está em dúvida sobre como identificar se as atividades desenvolvidas pelo idoso estão seguras, contrate uma equipe home care para avaliar a situação e promover maior bem-estar e qualidade familiar.

Que tal conferir dicas de como avaliar um profissional qualificado e capacitado para cuidar do seu parente ou amigo idoso? Continue sua visita em nosso blog e saiba como contratar um cuidador de idosos!



× Como podemos te ajudar?