fbpx
Entenda como o estresse pode levar ao envelhecimento precoce

Alcoolismo na terceira idade: Conheça os riscos

Muito se fala em abuso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes, mas este também é um problema frequente entre os idosos. O alcoolismo na terceira idade tem ganhado cada vez mais destaque por conta do envelhecimento da população mundial e das novas descobertas sobre os impactos negativos dessa substância na saúde.

Alguns sinais podem indicar o uso excessivo de álcool por idosos, como quedas repentinas, insônia, tremor, falta de apetite, irritabilidade e perda de memória. Porém, o diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar especializada para garantir um tratamento correto e eficaz.

Na postagem de hoje, iremos falar sobre idosos vítimas do alcoolismo, suas consequências e como deve ser feito o tratamento. Fique conosco!

Principais motivos que acarretam o alcoolismo na terceira idade

É muito comum pessoas começarem a beber além da conta quando estão mais velhas, por motivos como, depressão, frustrações que carregaram ao longo da vida e até mesmo, violência, e abandono.

Quais os perigos dessa doença nos idosos?

Conforme um indivíduo envelhece é comum o aparecimento de doenças como crônicas como, por exemplo; diabetes, colesterol, osteoporose, falta de coordenação, falha de memória, entre outras, que com o abuso do álcool, podem se agravar ainda mais.

Desse modo, os principais perigos de álcool para os idosos, são:

  • Riscos cardiovascular (acidente vasculares ou infarto do miocárdio);
  • Alterações hepáticas;
  • Quedas frequentes;
  • Deficiência nutricionais, ocasionando desnutrição e desidratação;
  • Depressão;

Com o uso de medicamentos, a mistura com o álcool pode causar efeitos colaterais, bem como, tira a efetividade do remédio.

Como tratar?

Busca por orientação e auxílio profissional

É fundamental um diagnóstico apurado para que os médicos possam pensar na estratégia mais adequada para aquele ou aquela paciente. A depender de cada caso, o procedimento e estratégia pode ser totalmente diferente.

Participação em grupos de autoajuda

Grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos (AA) podem ajudar bastante a pessoa idosa, principalmente no que diz respeito ao aspecto da socialização, pois ela pode encontrar um espaço de acolhimento, reinserção social e compartilhamento de experiências.

Apoio de amigos e familiares

A dependência química de álcool na terceira idade muitas vezes é detectada quando amigos ou familiares próximos começam a observar mudanças de comportamento e sintomas intensos desse problema. Contudo, muitos acreditam que se trata apenas de uma fase passageira, pois, em grande parte dos casos, o idoso já tinha o hábito de beber.

É importante ressaltar que abandonar o vício sozinho é extremamente difícil, por isso o apoio de pessoas queridas é essencial durante todo o processo. Além de conversar com o idoso sobre o problema, é preciso mostrar preocupação com o consumo excessivo e procurar ajuda de profissionais capacitados.

O alcoolismo entre os idosos pode causar ainda acidentes como os de carro,  e existem dados da Organização Mundial da Saúde que ligam o álcool na terceira idade a 30% dos casos de suicídio, 50% dos afogamentos e 50% dos homicídios. Um quadro, portanto, que precisa ser levado sempre em conta, em qualquer idade.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre alcoolismo na terceira idade e outros assuntos relacionados à saúde mental? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos no seu e-mail.



× Como podemos te ajudar?