fbpx
A importância do controle de peso na terceira idade

A importância do controle de peso na terceira idade

        O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas. Os idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor, ou seja, necessitam de uma quantidade de calorias menor. Em outras palavras, conforme a pessoa envelhece deveria comer menos e isto normalmente não acontece.

        O controle de peso é essencial em qualquer fase da vida, visto que o excesso de gordura pode ser o responsável pelo desencadeamento de diversas doenças como diabetes e hipertensão. Sendo assim, é sempre indicado que uma rotina de exercícios seja associada à uma alimentação saudável. Desta forma é possível chegar à fase de envelhecimento com qualidade de vida evitando, por exemplo, doenças crônicas.

        O controle de peso está diretamente ligado a capacidade de mobilidade e funcional do corpo. Um idoso obeso pode então apresentar ainda mais dificuldade de mobilidade.

Controle de peso e qualidade de vida

        Sempre importante lembrar que o acompanhamento de profissionais tanto para as atividades físicas, quanto para a nutrição do corpo são a chave do sucesso, visto que cada pessoa possui características diferente das outras. Os exercícios contribuem para o ganho de músculos, que ajudam no fortalecimento do corpo e também, a perda de massa magra, importante para a prevenção da diabetes tipo dois e a sarcopenia.

       Aproximadamente 30% das pessoas que atingiram os 65 anos caem pelo menos uma vez por ano. Essa porcentagem pode se elevar para 50% para idosos com mais de 80 anos. Uma simples queda pode ser fatal para uma pessoa dessa faixa etária, vendo que os ossos são sensíveis.

     Sendo assim, a prática de exercícios é essencial para o fortalecimento do corpo e prevenção desse tipo de acidente. Auxilia ainda ao ganho de flexibilidade, equilíbrio, e aspectos emocionais como melhora de depressão e ansiedade.

Acompanhe algumas atividades físicas recomendadas para o público idoso:

  • Natação

       Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade. E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações

  • Caminhada

       Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração

  • Dança

      Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias

  • Musculação

      Por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves. Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura

  • Hidroginástica

     Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora

  • Pilates

      Esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura, fortalecimento muscular e diminuição da pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.

E aí, gostou de conhecer a importância do controle de peso na terceira idade? Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Então, assine a nossa Newsletter e acompanhe todas as atualizações!



× Como podemos te ajudar?