fbpx
A importância da proteína na alimentação do idoso

A importância da proteína na alimentação do idoso

O avançar da idade é marcado por modificações fisiológicas e morfológicas, como o aumento de gordura e a redução de tecido muscular que resulta em enfraquecimento, mais suscetibilidade à quedas, fraturas, hospitalização frequente e mortalidade. Além disso, ocorre alterações no consumo alimentar do idoso, devido a condições físicas, fisiológicas, socioeconômicas, psicossociais e pelo uso frequente de medicamentos que podem alterar as etapas do processo de digestão, causando baixo consumo energético-proteico.

Os idosos precisam especialmente de uma dieta rica em proteínas para manter:

  • Saúde geral
  • Força muscular
  • Equilíbrio, agilidade e resiliência

Por que os idosos precisam de uma dieta rica em proteínas?

A proteína é um dos nutrientes básicos que constituem o seu corpo. Cada célula do seu corpo depende de proteínas para funcionar, incluindo:

  • Pele
  • Cabelo
  • Unhas
  • Músculo
  • Ossos
  • Órgãos internos

Sem proteínas, seu corpo começa a quebrar a massa muscular e a força óssea. Uma dieta rica em proteínas pode protegê-lo contra a perda de músculo, o músculo é importante porque você requer o uso de seus músculos para tudo o que faz

À medida que envelhecemos, é normal perder massa muscular, mas a perda de força também pode causar quedas. Você também pode ser mais suscetível a doenças e lesões.

Precisamos de mais proteínas à medida que envelhecemos?

As necessidades nutricionais mudam à medida que envelhecemos e uma mudança é que precisamos de mais proteínas. Mas por quê?

Conforme você envelhece, a massa muscular pode diminuir. Por volta dos 75-80 anos, apenas 25% do corpo de uma pessoa é feito de músculos, em média. A maior parte dos músculos que você perde é nas pernas, o que leva a fraqueza, tremores e sensação de cansaço e dores ao caminhar.

O envelhecimento também esgota suas reservas. Quando você é jovem, pode sobreviver com uma dieta pobre em nutrição. Porque você tem reservas nutricionais. Aos 65 anos, você pode ter esgotado suas reservas. Uma dieta pobre pode torná-lo fraco e frágil.

As melhores fontes de proteína são carnes, peixes, ovos e laticínios, pois eles contêm todos os aminoácidos essenciais de que seu corpo necessita.Certificar-se de que sua dieta inclui proteína suficiente para  mantê-lo saudável. Você pode ter mais energia e seus músculos e ossos ficarão mais fortes.

Experimente adicionar alguns desses alimentos à sua próxima refeição:

  • Inclua ovos: Os ovos são um pequeno pacote de proteínas. Cada ovo contém 6 gramas de proteína. Existem muitas maneiras de comer ovos, então aproveite para experimentar de todas as formas;
  • Consuma iogurte. O iogurte é uma boa fonte de proteínas e de outros nutrientes como cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. O iogurte fornece uma quantidade impressionante de proteína;
  •  A carne bovina é um alimento rico em proteínas. Se você escolher um corte de carne magro, você pode aumentar sua porção e o teor de proteína;
  • Experimente peixes. Existem muitos tipos diferentes de peixes que você pode adicionar às suas refeições. Uma porção média de atum ou salmão fornece cerca de 25 gramas de proteína. Peixes enlatados e congelados também são ótimas opções;
  • Queijo, adiciona sabor e ajuda no aporte de proteínas na dieta.

Siga as dicas acima para comer uma dieta rica em proteínas, pois esse tipo de dieta pode ajudar a combater a sarcopenia, a perda de músculos e força relacionada à idade.  

Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?