fbpx
A importância da gerontologia no cuidado com os idosos

A importância da gerontologia no cuidado com os idosos

Se pretendemos viver por muito tempo, então, inevitavelmente, temos que passar pela terceira idade. Envelhecer pode assustar algumas pessoas, mas é um processo natural do nosso organismo e pelo qual estamos “biologicamente preparados”. Todavia, é fato que a fase é bastante desafiadora em diversos aspectos tanto físicos quanto emocionais e a rede de apoio é fundamental para que possamos envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Hoje em dia, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, é fácil encontrar um idoso por aí. Mas, da mesma forma, também não encontramos dificuldades para nos depararmos com um que esteja relativamente debilitado em decorrência de doenças comuns da idade. E muitas vezes se tratam de doenças crônicas que demandam tratamento e atenção adequados para que não seja ainda mais prejudicial e torne o indivíduo incapacitante de algum modo.

O que faz um gerontólogo?

O gerontólogo pauta sua atuação na compreensão do envelhecimento como um processo de mudanças heterogêneas e singulares.

O profissional contribui para que o envelhecimento se desenvolva com o maior nível possível de funcionalidade, oferecendo diversas formas de apoio e assegurando a participação ativa do idoso nesse processo, sempre que possível.

Segundo a OMS, o envelhecimento, para ser uma bagagem favorável, precisa de um acompanhamento contínuo e boas oportunidades de saúde e segurança. É nesse contexto que entra a Geriatria e a Gerontologia e sua importância para manutenção da qualidade de vida do idoso.

A Geriatria é a especialidade médica que trata as doenças presentes na terceira idade. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e as maneiras para atender os objetivos de promoção da saúde. Assim, cuidam de forma especializada buscando a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos idosos em todas as enfermidades relacionadas à essa fase da vida.

Objetivo

O principal objetivo é a recuperação da autonomia funcional dessas pessoas levando em consideração todas as suas limitações.

O envelhecimento ativo propicia uma maior longevidade uma vez que os médicos que atuam nessa área oferecem um olhar integral ao idoso, ponderando as melhores intervenções e indicando de qual forma os riscos podem ser minimizados.

Com isso, a terceira idade pode se tornar novamente apta a realizar suas atividades diárias dentro de suas capacidades individuais, podendo inclusive se integrar na comunidade e nas relações familiares de forma social, econômica, culturais, etc.

Quando procurar?

É nesse momento que nos questionamos quando é o momento certo para procurar este tipo de profissional.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa se atentar na sua rotina familiar:

• Antes dos 60 anos, para buscar orientações de como envelhecer de forma saudável;

• Para conduzir da melhor forma o avanço do envelhecimento que está em andamento;

• Para pessoas com mais de 60 anos que possuem doenças crônicas e buscam um acompanhamento de perto visando a manutenção de aspectos funcionais que possam estar relacionados às mesmas, evitando novas perdas e recuperando as já existentes.

Se um familiar possui alguma das condições acima ou está próximo delas, procure um médico especialista nesta área e ajude-o a passar da melhor forma possível por essa fase tão delicada. Este cuidado é essencial e muito positivo para a saúde e qualidade de vida do idoso.

Gostou do nosso artigo? Assine a nossa Newsletter. Assim, você terá acesso a todas as novidades do nosso site e do nosso blog.



× Como podemos te ajudar?