fbpx
Meditação para idosos: conheça 7 benefícios dessa prática

Meditação para idosos: conheça 7 benefícios dessa prática

Com o surgimento de problemas de saúde relacionados ao envelhecer, é importar buscar meios de prevenção alternativos, com a finalidade de proporcionar um envelhecimento mais saudável e evitar as principais doenças acometidas nessa fase da vida. Para isso, a meditação para idosos tem se tornado uma ótima aliada para ajudar nesse assunto.

Com intuito de ajudar você a entender a importância da meditação na busca em melhorar a saúde e bem estar, separamos seus 7 principais benefícios. Acompanhe!

1. Melhora da respiração

A meditação tem como base os exercícios de respiração, já que eles ajudam na concentração e no relaxamento. No momento da atividade, o ideal é buscar um local calmo, manter uma postura confortável, adequada e focar na repetição dos movimentos respiratórios, que é o que vai gerar essa melhora.

2. Alinhamento da postura

A meditação requer uma postura correta, onde a coluna vertebral fique alinhada e ereta. Com o decorrer do tempo o idoso se acostumar a manter o corpo nessa posição, o que evita que ele ande de forma curvada, reduzindo as dores e demais complicações que aparecem nessa idade.

3. Prevenção de doença

A meditação para idoso também ajuda a minimizar eventuais doenças que surgem com mais frequência no envelhecimento, por exemplo, diabetes, hipertensão e dores físicas, já que esse tipo de atividade estimula a produção de enzimas responsáveis por fortalecer o sistema imunológico.

4. Aumento da disposição

Ao fazer a meditação, o idoso tende a se sentir mais disposto para realizar suas atividades de rotina devido o relaxamento físico, mental e a redução da frequência cardíaca, proporcionando a sensação de tranquilidade e bem-estar.

5. Favorecimento da qualidade do sono

Outra vantagem desse tipo de atividade é conquistar um sono de maior qualidade. É comum que na terceira idade as pessoas adquiram algum tipo de distúrbio do sono, e a meditação pode ser usada para desconectar as preocupações e reações externas. Isso deixa a mente livre e relaxada, fazendo com que durmam melhor.

6. Equilíbrio emocional

O momento de meditação deve ser usado como forma de buscar paz interior, sabedoria e autoconhecimento. Ao longo dela, é importante trabalhar a mente para superar a ansiedade, medos, traumas e demais. Esse aperfeiçoamento de controle faz com que as preocupações do dia a dia sejam amenizadas, o que leva ao equilíbrio emocional e, consequentemente, a redução de doenças mentais.

7. Estímulo da memória

A prática da meditação para idosos mantém a mente ativa, sendo bastante eficaz para aumentar a função cognitiva, melhorar as habilidades visuais, espaciais e estimular a memória, evitando o risco de esquecimento de algo importante ou até mesmo que as pessoas em idade mais avançada se percam.

A prática diária, entre 10 a 20 minutos de meditação para idosos, oferece uma série de benefícios, no entanto, é importante que ela seja acompanhada por um profissional qualificado. Além disso, é preciso ter em mente que antes de realizar qualquer tipo de atividade, o idoso deve consultar com seu médico, para se certificar que suas condições clínicas permitem que ela seja feita e receber todas as orientações necessárias.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler “Veja 7 benefícios da terapia ocupacional para idosos” e esclareça suas principais dúvidas sobre o assunto!



× Como podemos te ajudar?