fbpx
5 Benefícios da tecnologia para a terceira idade que valem a pena conhecer

5 Benefícios da tecnologia para a terceira idade que valem a pena conhecer

Não podemos negar que o mundo está cada vez mais conectado e a transformação tecnológica está mudando a sociedade em todas as suas esferas. Nesse cenário, os idosos também podem aproveitar os benefícios da tecnologia. Você sabia que a inclusão digital pode ser bastante saudável para a terceira idade? Isso acontece porque ela pode melhorar as funções cognitivas, proporciona a interação com a família e reduz o sentimento de solidão, pois promove a socialização dos indivíduos. Neste artigo, você conhecerá 5 benefícios da tecnologia para as pessoas idosas.

1.     Permite exercitar a mente

Inicialmente, usar a tecnologia pode ser muito desafiador para os idosos. Afinal, é um ambiente completamente novo, em que eles não estão acostumados com a linguagem, por exemplo. Ainda assim, estimular esse uso pode trazer muitas vantagens para as pessoas mais velhas. Um dos motivos é que o uso da tecnologia exercita a mente e reduz a perda de memória, por exemplo. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para manter um processo de aprendizagem contínuo.

2.     Propicia a socialização

A internet ajuda a preservar laços familiares, aproximar amigos e reencontrar conhecidos. Essa ferramenta também permite conversar em tempo real, ver fotos, trocar e-mails e manter um contato bem freqüente e próximo. Esse é um grande benefício da tecnologia para os idosos, pois, nessa fase da vida, as pessoas tendem a ficar mais isoladas e têm maiores chances de sofrer com depressão. A única ressalva é sempre ter cuidado na hora de fornecer informações pessoais para evitar fraudes e golpes.

3.     Promove a saúde

A tecnologia tem contribuído para aproximar médicos e pacientes. Isso é possível por meio de teleconsultas e de dispositivos que permitem que os profissionais monitorem os idosos remotamente. Ademais, os próprios celulares podem ser programados para lembrar as pessoas do horário da medicação ou de outras tarefas importantes das suas rotinas. Logo, a tecnologia pode beneficiar a saúde e facilitar os cuidados do dia a dia.

4.     Melhora a mobilidade

Outro benefício da tecnologia é auxiliar na mobilidade dos idosos reduzir os riscos de acidentes. Já existem aparelhos que contam com sensores responsáveis por desviar de obstáculos, o que proporciona mais segurança.

Pessoas idosas com problemas de visão, por exemplo, podem contar com guias eletrônicos que avisam sobre os obstáculos que estão no chão ou acima da cintura. Ainda, a cada dia surgem novas ferramentas que visam trazer proteção e maior acessibilidade para os idosos.

5.     Proporciona maior independência

A relação entre idosos e tecnologia faz com que eles se tornem muito mais independentes. Com as ferramentas certas, eles se tornam capazes de realizar muitas atividades diárias com segurança e sem a ajuda de cuidadores ou familiares. Eles também ganham mais autonomia para resolver problemas rotineiros. Isso faz com que eles desenvolvam mais motivação para contribuir com os tratamentos que estejam fazendo. Afinal, em geral, idosos que dependem de outras pessoas ficam desmotivados e podem se sentir um fardo.

Nesse sentido, a tecnologia ajuda a eliminar esses sentimentos. O motivo é que ela consegue proporcionar maior independência e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida. Conhecer esses 5 benefícios da tecnologia para os idosos é importante para incentivar o uso de dispositivos eletrônicos e acesso à internet de maneira saudável. Assim, eles podem se manter informados, diminuir a saudade da família, se divertir e facilitar a rotina

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?